quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conhecendo a Região da Estrada de Ferro... Orizona - GO

Orizona é a 6ª cidade localizada na Região da Estrada de Ferro. Imponente e Histórica, essa bela cidade marcou época e deixou rastros de fatos inesquecíveis no desenvolvimento de Goiás. Além de suas belas paisagens naturais, Orizona destaca -se por sua cultura, religiosidade e pelos grandes eventos realizados no município, tornando -se tradicionalmente a maior festa de Peão da Região Sudeste de Goiás.

Conheça a História dessa importante cidade:

Orizona, antiga Capela dos Correias, depois Campo Formoso e posteriormente Orizona, edificada à margem direita do Ribeirão Santa Bárbara, afluente do Rio Corumbá, foi fundada por Joaquim Fernandes de Castro e José Pereira Cardoso que, em 1850, deram começo aos trabalhos de construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade.

 A categoria de Cidade lhe foi dada pela Lei nº 347, de 8 de julho de 1909. É desconhecida a primeira imigração. De Minas Gerais vieram agricultores entre 1840 e 1850, começando, assim, o povoamento. Destaca-se nesse movimento fundador, o cidadão Fulgêncio de Souza França. Edificada a capela, formou-se o povoado pertencente ao Município de Santa Cruz (hoje Santa Cruz de Goiás).

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 8305, de 31 de dezembro de 1943, o Município de Campo Formoso passou a denominar-se "Orizona", termo de origem latina, ORIZA = Arroz + ZONA = Região ”Zona do Arroz” (Na época o município era um dos grandes produtores de arroz do Estado).
-
O município também tem seus destaques na Arte. Talentos na música, a exemplo da cantora e compositora evangélica de grande renome no cenário gospel nacional Alda Célia, nascida em Orizona; Duplas da música sertaneja como Renato e Rafael, João Cleyton e Jociano, Léo de Castro da Banda Nashville, Rafael Leão Mesquita da dupla Léo Barros e Rafael, entre outros reconhecidos nacionalmente. Na literatura, nomes como o de José Olimpio Pereira, Sônia Maria Ferreira e Edir Gonçalves, figuram entre os grandes escritores goianos, com inúmeros livros e artigos publicados. Um dos mais importantes nomes do teatro em Goiás, Cici Pinheiro, que morreu em 2002, é natural de Orizona. Nascida em 5 de Junho de 1929, Cici lutou com as armas que tinha para conquistar o seu espaço no teatro, rádio e depois na TV. 
Fotos: Divulgação Google/Picasa
Fonte: Wikipedia Livre

Nenhum comentário:

OBRIGADO PELO SEU ACESSO!
LEIA OUTRAS MATÉRIAS CLICANDO EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS, OU VÁ EM NOSSA CAIXA DE ARQUIVO LOCALIZADA NA LATERAL DIREITA DO BLOG.